SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Evidencias de validez del índice de religiosidade de duke (P-DUREL) entre adolescentesJob crafting: concepción y calidad científica de las medidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SILVA, Marli Appel da; WENDT, Guilherme Welter  y  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Inventário de depressão de beck II: análises pela teoria do traço latente. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 339-350. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.14651.07.

Este estudo tem o objetivo de avaliar as propriedades psicométricas do Inventário de Depressão de Beck - Segunda Versão (BDI-II), que visa avaliar a gravidade dos sintomas depressivos. A amostra contou com 2.385 participantes (13 a 85 anos) da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os seguintes métodos da Teoria do Traço Latente foram utilizados: Modelagem de Equação Estrutural Exploratória, Análise de Classe Latente e Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo. Observou-se a possibilidade de que o BDI-II possa ser um instrumento unidimensional com subfatores mais restritos (modelo bifator). Encontrou-se evidências de que o instrumento apresente precisão de medida para a mensuração da gravidade dos sintomas depressivos. Também, pontos de corte foram sugeridos, verificando a possibilidade de três classes em termos de gravidade dos sintomas depressivos: mínimos, leves e moderados/graves. Dentre as limitações deste estudo, destaca-se que não foi efetuada a comparação com outras amostras com características diferenciadas.

Palabras clave : sintomas depressivos; BDI-II; Teoria do Traço Latente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License