SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Inventário de depressão de beck II: análises pela teoria do traço latenteEntrevistas cognitivas: revisão, diretrizes de uso e aplicação em pesquisas psicológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DEVOTTO, Rita Pimenta de  e  WECHSLER, Solange Muglia. Job crafting: conceituação e qualidade científica das medidas. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 351-361. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.14335.08.

O job crafting é um processo de ações proativas individuais para redesenhar o trabalho, visando adequá-lo aos valores, competências e motivações individuais, ou para otimizar recursos e demandas com necessidades e recursos pessoais. Verificou-se as qualidades científicas das medidas do construto em quatro bases de dados no período entre 2001 a agosto de 2017. Identificou-se duas formas diferentes de conceitualizar o construto, quatro instrumentos diferentes para sua avaliação e sete trabalhos de adaptação e validação para outros contextos. Analisou-se os 11 instrumentos selecionados em termos de fontes de evidência de validade e precisão. As formas mais utilizadas foram as evidências de validade baseadas na estrutura interna e na relação com variáveis externas e a precisão por meio do alfa de Cronbach. Duas medidas foram validadas para o Brasil, possibilitando a pesquisa sobre as ações de redesenho do trabalho. Conclui-se que o job crafting é mensurável de forma válida e precisa.

Palavras-chave : redesenho do trabalho; avaliação psicológica; validade; precisão; comportamento organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License