SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Job crafting: conceptualization and scientific quality of the measuresSanta Clara brief compassion scale: psychometric properties for the brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ESTEFANIA, Caicedo Cavagnis  and  ZALAZAR-JAIME, Mauricio Federico. Entrevistas cognitivas: revisão, diretrizes de uso e aplicação em pesquisas psicológicas. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 362-370. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.14883.09.

As entrevistas cognitivas são um método para identificar e corrigir problemas ao responder a um item em um questionário. A ideia básica é entender por que uma pessoa responde, como o faz e determinar de que modo se comportará. Ou seja, elas fornecem provas de validade com base no processo de resposta. No entanto, existem diferenças sobre como essas entrevistas devem ser desenvolvidas. Portanto, um guia é apresentado para esclarecer as etapas que compõem esse processo e facilitar a tomada de decisões em seu desenvolvimento. Espera-se que as futuras partes interessadas utilizem esse guia, seja na criação ou adaptação de instrumentos, bem como em instâncias anteriores à coleta de dados.

Keywords : entrevistas cognitivas; avaliação psicológica; aplicação; guía.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License