SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Job crafting: conceituação e qualidade científica das medidasEscala breve de compaixão Santa Clara: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ESTEFANIA, Caicedo Cavagnis  e  ZALAZAR-JAIME, Mauricio Federico. Entrevistas cognitivas: revisão, diretrizes de uso e aplicação em pesquisas psicológicas. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 362-370. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.14883.09.

As entrevistas cognitivas são um método para identificar e corrigir problemas ao responder a um item em um questionário. A ideia básica é entender por que uma pessoa responde, como o faz e determinar de que modo se comportará. Ou seja, elas fornecem provas de validade com base no processo de resposta. No entanto, existem diferenças sobre como essas entrevistas devem ser desenvolvidas. Portanto, um guia é apresentado para esclarecer as etapas que compõem esse processo e facilitar a tomada de decisões em seu desenvolvimento. Espera-se que as futuras partes interessadas utilizem esse guia, seja na criação ou adaptação de instrumentos, bem como em instâncias anteriores à coleta de dados.

Palavras-chave : entrevistas cognitivas; avaliação psicológica; aplicação; guía.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License