SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Cognitive interviews: review, guidelines for use and application in psychological researchWork-related flow inventory: internal structure and criterion validity evidence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MARCHETTI, Eduarda et al. Escala breve de compaixão Santa Clara: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 371-377. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.15208.10.

O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna e avaliar a precisão da Escala Breve de Compaixão Santa Clara para o contexto brasileiro. Os itens foram adaptados por experts e, posteriormente, foram submetidos à avaliação de juízes e amostras da população-alvo em aplicações-piloto. Os resultados dessa etapa demonstraram a equivalência semântica e logística da versão adaptada. Para avaliação de consistência interna e da validade baseada em estrutura interna, o instrumento foi preenchido por 422 indivíduos e os dados foram submetidos à análise de alfa de Cronbach e análise fatorial exploratória, respectivamente. A escala apresentou índice adequado de consistência interna (alfa = 0,84) e a análise fatorial resultou em uma solução unifatorial, explicando 62,48% da variância. Os resultados psicométricos da escala adaptada foram próximos dos obtidos na escala original, indicando a pertinência do uso do instrumento em âmbito nacional.

Keywords : compaixão; estudos de validação; avaliação psicológica; psicometria; comportamento pró-social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License