SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Entrevistas cognitivas: revisão, diretrizes de uso e aplicação em pesquisas psicológicasInventario de flow no trabalho: evidências de validade da estrutura interna e critério índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MARCHETTI, Eduarda et al. Escala breve de compaixão Santa Clara: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 371-377. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.15208.10.

O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna e avaliar a precisão da Escala Breve de Compaixão Santa Clara para o contexto brasileiro. Os itens foram adaptados por experts e, posteriormente, foram submetidos à avaliação de juízes e amostras da população-alvo em aplicações-piloto. Os resultados dessa etapa demonstraram a equivalência semântica e logística da versão adaptada. Para avaliação de consistência interna e da validade baseada em estrutura interna, o instrumento foi preenchido por 422 indivíduos e os dados foram submetidos à análise de alfa de Cronbach e análise fatorial exploratória, respectivamente. A escala apresentou índice adequado de consistência interna (alfa = 0,84) e a análise fatorial resultou em uma solução unifatorial, explicando 62,48% da variância. Os resultados psicométricos da escala adaptada foram próximos dos obtidos na escala original, indicando a pertinência do uso do instrumento em âmbito nacional.

Palavras-chave : compaixão; estudos de validação; avaliação psicológica; psicometria; comportamento pró-social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License