SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Efeitos de um treinamento de habilidades sociais no comportamento e desempenho acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SILVA, Marli Appel da; WENDT, Guilherme Welter; ARGIMON, Irani Iracema de Lima  e  LOPES, Regina Maria Fernandes. Técnicas de correção do teste qui-quadrado para amostras não normais. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 407-416. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.13238.01.

Este artigo tem o objetivo de avaliar técnicas de correções para o teste Qui-Quadrado (X2) aplicadas a modelos da análise fatorial confirmatória (CFA) em amostras não normais. Em uma abordagem simulada e exploratória, foram mensuradas distribuições distintas em termos de curtose multivariada. Na maioria das situações verificadas, observou-se uma tendência dos testes aferidos de realizar correções diferenciadas dos valores do X2, CFI e RMSEA em contextos similares. Como conclusão, dentre outros testes avaliados, sugere-se o uso dos seguintes: teste Elíptico com Mínimos Quadrados Reponderados (Teoria Elíptica); teste da Curtose Heterogênea com Mínimos Quadrados Reponderados (Teoria Curtose Heterogênea) e teste Escalado de Satorra-Bentler com Máxima Verossimilhança (para distribuições com excesso de assimetria e/ou curtose univariadas). Porém, devido ao fator de correção, o teste Escalado de Satorra-Bentler pode aceitar modelos moderadamente mal especificados na presença de extrema curtose.

Palavras-chave : teste qui-quadrado; distribuição não normal; análise fatorial confirmatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License