SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Técnicas de correção do teste qui-quadrado para amostras não normaisAquiescência em autorrelatos de personalidade: uma comparação de métodos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SOUZA, Marisangela Siqueira de; SOARES, Adriana Benevides  e  FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de. Efeitos de um treinamento de habilidades sociais no comportamento e desempenho acadêmico. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 417-427. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.2.02.

A efetividade de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para escolares do quinto ano do Ensino Fundamental I foi avaliada por meio do Método Jacobson e Truax (JT). A amostra foi composta por 26 estudantes (M = 10,4 anos; DP = 0,9 anos), sendo 50% do sexo feminino, alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal no Rio de Janeiro. Além dos estudantes, 26 responsáveis pelas crianças envolvidas e a professora regente. Os dados foram analisados no Programa R. Após a intervenção, foi observada a melhora dos estudantes nas dimensões de habilidades sociais, problemas comportamentais e desempenho acadêmico. Foi identificado que a THS pode contribuir na promoção do desenvolvimento saudável dos estudantes e prevenir o fracasso escolar. Conclui-se que o Método JT constitui-se como uma estratégia de análise de dados adequada para avaliar efetividade das intervenções, pois explicita o impacto desta para os participantes, independentemente do tamanho da amostra.

Palavras-chave : habilidades sociais; psicologia escolar; desempenho acadêmico; problemas comportamentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License