SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4The effect of social skills training on behavior and academic performanceLatent models and random slopes for testing moderation and mediation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ZANON, Cristian; LESSA, João Paulo Araújo  and  DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Aquiescência em autorrelatos de personalidade: uma comparação de métodosAquiescência: Uma Comparação de Métodos. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 428-438. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.3.03.

O uso de instrumentos de autorrelato para a avaliação da personalidade é uma forma rápida, prática e econômica para esse fim. Contudo, o estilo de resposta aquiescente, que é a forma do indivíduo concordar com o item independentemente do conteúdo, pode impactar negativamente nas propriedades psicométricas desses instrumentos. O objetivo deste estudo foi investigar soluções fatoriais para avaliação da estrutura da personalidade por meio de diferentes métodos para o controle de estilo de resposta. O primeiro método, mais simples e fácil de ser implementado, desenvolvido por Soto el al., (2008), e o segundo, mais complexo e sofisticado, foi desenvolvido por Maydeu-Olivares e Coffman (2006). Compuseram a amostra deste estudo 433 universitários que responderam à versão brasileira do Big Five Inventory. Os resultados demonstram que o controle de aquiescência pode ser essencial para adequada avaliação da personalidade e que o método de Maydeu-Olivares e Coffman apresentou solução fatorial mais teoricamente compatível com o Big Five. Implicações dos achados são apresentados neste estudo.

Keywords : validade; Big Five; aquiescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License