SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Efeitos de um treinamento de habilidades sociais no comportamento e desempenho acadêmicoModelos latentes e slopes randômicos para análise de moderação e mediação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ZANON, Cristian; LESSA, João Paulo Araújo  e  DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Aquiescência em autorrelatos de personalidade: uma comparação de métodosAquiescência: Uma Comparação de Métodos. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 428-438. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.3.03.

O uso de instrumentos de autorrelato para a avaliação da personalidade é uma forma rápida, prática e econômica para esse fim. Contudo, o estilo de resposta aquiescente, que é a forma do indivíduo concordar com o item independentemente do conteúdo, pode impactar negativamente nas propriedades psicométricas desses instrumentos. O objetivo deste estudo foi investigar soluções fatoriais para avaliação da estrutura da personalidade por meio de diferentes métodos para o controle de estilo de resposta. O primeiro método, mais simples e fácil de ser implementado, desenvolvido por Soto el al., (2008), e o segundo, mais complexo e sofisticado, foi desenvolvido por Maydeu-Olivares e Coffman (2006). Compuseram a amostra deste estudo 433 universitários que responderam à versão brasileira do Big Five Inventory. Os resultados demonstram que o controle de aquiescência pode ser essencial para adequada avaliação da personalidade e que o método de Maydeu-Olivares e Coffman apresentou solução fatorial mais teoricamente compatível com o Big Five. Implicações dos achados são apresentados neste estudo.

Palavras-chave : validade; Big Five; aquiescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License