SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Modelos latentes e slopes randômicos para análise de moderação e mediaçãoAdaptação e propriedades psicométricas da escala de intenção de turnover e busca de emprego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SALES, Hemerson Fillipy Silva; ANDRADE, Josemberg Moura de  e  ASFORA, Vivianne Freitas Oliveira. Desenvolvimento de um banco de itens para avaliar o transtorno depressivo maior. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 451-461. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.5.05.

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um banco de itens para avaliar o Transtorno Depressivo Maior (TDM). Para isso, foram elaborados 150 itens divididos em dois conjuntos (A e B) e utilizou-se uma amostra de conveniência de 501 participantes das cidades de Parnaíba-PI e João Pessoa- PB. Quanto aos resultados, as análises fatoriais e o método Hull mostraram que os conjuntos apresentaram apenas um fator com valores alfa excelentes (0,93 e 0,96, respectivamente), assegurando assim a unidimensionalidade e, consequentemente, a independência local destes. Já em relação às calibrações, as primeiras estimações mostraram a necessidade de exclusão e de alteração das categorias de resposta de alguns itens, os quais foram recategorizados e reestimados seus parâmetros. Ao final da pesquisa, o banco de itens apresentou bons parâmetros psicométricos, estando calibrado e pronto para ser utilizado para prover testes adaptativos computadorizados.

Palavras-chave : transtorno depressivo maior; banco de itens; teoria de resposta ao item.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License