SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Adaptación y propiedades psicométricas de la escala de intención de turnover y búsqueda de empleoPrecisión diagnóstica de una medida de autoinforme para evaluación de la depresión brasileña (EBADEP): versiones originales y cortas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PRIMI, Ricardo; NAKANO, Tatiana de Cassia  y  WECHSLER, Solange Muglia. Usando a teoria de resposta ao item de quatro parâmetros no desenho da figura humana. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 473-483. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.7.07.

Esse artigo estudou a aplicação de uma versão estendida da Teoria de Resposta de Item, o modelo de 4 parâmetros (4PL), na análise dos itens do Desenho de Figura Humana (DFH). O DFH pontua detalhes do desenho como indicadores do desenvolvimento cognitivo. Esse modelo incorpora um parâmetro assintótico superior (parâmetro d) admitindo a possibilidade de que crianças com alta capacidade tenham probabilidade menor que 1 de desenhar determinado detalhe (item) do DFH. Isso é um evento comum no DFH. Executamos o modelo de TRI três vezes, usando modelos de 1, 2 e 4 parâmetros e comparamos seus índices de ajuste. As correlações dos traços latentes estimados por esses três modelos são muito altas (r = 0,98), sugerindo que as habilidades das crianças não mudaram substancialmente ao usarmos o modelo de quatro parâmetros. Aponta-se uma limitação na maneira correta de modelar a dimensionalidade dos itens do teste considerando que há uma estrutura hierárquica dos itens.

Palabras clave : de resposta ao item de quatro parâmetros; escores ótimos; psicometria; avaliação da inteligência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License