SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Adaptação e propriedades psicométricas da escala de intenção de turnover e busca de empregoAcurácia diagnóstica de uma medida de autorrelato para avaliação da depressão (EBADEP): versões original e breve índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PRIMI, Ricardo; NAKANO, Tatiana de Cassia  e  WECHSLER, Solange Muglia. Usando a teoria de resposta ao item de quatro parâmetros no desenho da figura humana. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 473-483. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.7.07.

Esse artigo estudou a aplicação de uma versão estendida da Teoria de Resposta de Item, o modelo de 4 parâmetros (4PL), na análise dos itens do Desenho de Figura Humana (DFH). O DFH pontua detalhes do desenho como indicadores do desenvolvimento cognitivo. Esse modelo incorpora um parâmetro assintótico superior (parâmetro d) admitindo a possibilidade de que crianças com alta capacidade tenham probabilidade menor que 1 de desenhar determinado detalhe (item) do DFH. Isso é um evento comum no DFH. Executamos o modelo de TRI três vezes, usando modelos de 1, 2 e 4 parâmetros e comparamos seus índices de ajuste. As correlações dos traços latentes estimados por esses três modelos são muito altas (r = 0,98), sugerindo que as habilidades das crianças não mudaram substancialmente ao usarmos o modelo de quatro parâmetros. Aponta-se uma limitação na maneira correta de modelar a dimensionalidade dos itens do teste considerando que há uma estrutura hierárquica dos itens.

Palavras-chave : de resposta ao item de quatro parâmetros; escores ótimos; psicometria; avaliação da inteligência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License