SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Using four-parameter item response theory to model human figure drawings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes  and  CARVALHO, Lucas de Francisco. Acurácia diagnóstica de uma medida de autorrelato para avaliação da depressão (EBADEP): versões original e breve. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 484-492. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.8.08.

O presente estudo teve como objetivo investigar a acurácia diagnóstica de um instrumento para avaliação de sintomas depressivos, a EBADEP-A, e sua versão breve (EBADEP-A versão breve). Além disso, nós propomos a aplicação do conceito de equivalência para comparar a capacidade discriminativa das duas escalas, isto é, para determinar se o novo procedimento (i.e., EBADEP-A versão breve) não é inferior ao procedimento já utilizado (i.e., EBADEP-A). Os participantes foram 80 sujeitos, sendo 40 com diagnóstico de transtorno depressivo maior com base na SCID-I e 40 sem esse diagnóstico. A média de idade foi aproximadamente 41 e a maioria dos participantes foram mulheres (85%). Nós calculamos a sensibilidade, especificidade, o likelihood ratio positivo e negativo, poder preditivo positivo e negativo, baseados na curva ROC para as versões completa e breve da EBADEP-A. Ambas as versões da EBADEP-A apresentaram resultados favoráveis para o uso na prática diagnóstica. Nós concluímos que a versão breve da EBADEP-A foi equivalente à sua versão completa. Com base nos resultados encontrados, parece que a proposta apresentada, qual seja, usar a acurácia diagnóstica combinada ao conceito de equivalência, pode não somente auxiliar os profissionais com foco nos parâmetros psicométricos, mas também tendo impacto nas aplicações clínicas da ferramenta.

Keywords : propriedades psicométricas; diagnóstico; ponto de corte.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License