SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Usando a teoria de resposta ao item de quatro parâmetros no desenho da figura humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes  e  CARVALHO, Lucas de Francisco. Acurácia diagnóstica de uma medida de autorrelato para avaliação da depressão (EBADEP): versões original e breve. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.4, pp. 484-492. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.8.08.

O presente estudo teve como objetivo investigar a acurácia diagnóstica de um instrumento para avaliação de sintomas depressivos, a EBADEP-A, e sua versão breve (EBADEP-A versão breve). Além disso, nós propomos a aplicação do conceito de equivalência para comparar a capacidade discriminativa das duas escalas, isto é, para determinar se o novo procedimento (i.e., EBADEP-A versão breve) não é inferior ao procedimento já utilizado (i.e., EBADEP-A). Os participantes foram 80 sujeitos, sendo 40 com diagnóstico de transtorno depressivo maior com base na SCID-I e 40 sem esse diagnóstico. A média de idade foi aproximadamente 41 e a maioria dos participantes foram mulheres (85%). Nós calculamos a sensibilidade, especificidade, o likelihood ratio positivo e negativo, poder preditivo positivo e negativo, baseados na curva ROC para as versões completa e breve da EBADEP-A. Ambas as versões da EBADEP-A apresentaram resultados favoráveis para o uso na prática diagnóstica. Nós concluímos que a versão breve da EBADEP-A foi equivalente à sua versão completa. Com base nos resultados encontrados, parece que a proposta apresentada, qual seja, usar a acurácia diagnóstica combinada ao conceito de equivalência, pode não somente auxiliar os profissionais com foco nos parâmetros psicométricos, mas também tendo impacto nas aplicações clínicas da ferramenta.

Palavras-chave : propriedades psicométricas; diagnóstico; ponto de corte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License