SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Evidências de Validade da Versão Brasileira da Escala de Dimensões da Dependência do Tabaco (EDDT)Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças: Revisão e Normas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

AMBIEL, Rodolfo A. M. et al. Análise de Ementas de Disciplinas de Avaliação Psicológica: Novos Tempos, Velhas Questões. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 21-30. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.15229.03.

O objetivo desse estudo foi levantar e analisar ementas sobre ensino de avaliação psicológica dos cursos de Psicologia no Brasil. Para tanto, foram acessadas as ementas disponíveis em sites de instituições de ensino cadastradas pelo MEC. Após seleção das ementas, estas foram divididas em unidades de texto e classificadas com base nas Diretrizes para Ensino de Avaliação Psicológica. Como resultados, foram recuperadas 478 ementas provindas de 133 instituições. A distribuição de disciplinas foi do primeiro ao nono semestre, com ênfase no quarto, quinto e sexto. A carga horária é considerada insuficiente dada a quantidade de assuntos básicos a serem tratados. Também há ênfase no ensino tecnicista de testes em detrimento de disciplinas que visam compreensão mais ampla do processo, como o uso de técnicas de avaliação (entrevista, observação, entre outros), elaboração de laudos e psicometria. Muito ainda deve ser modificado para atingir a qualidade mínima na área.

Palavras-chave : formação do psicólogo; ensino superior; testes psicológicos; psicologia; universidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License