SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Translation and Cross-Cultural Adaptation of the Parents as Social Context QuestionnaireIntellectual Giftedness: Comparisons between Assessment Testing and Nomination by the Parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

CAMPOS, João Oliveira Cavalcante  and  TRENTINI, Clarissa Marceli. Análise Fatorial Confirmatória da Versão Brasileira do Inventário de Crescimento Pós-Traumático. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 50-57. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.14667.06.

O Inventário de Crescimento Pós-Traumático (PTGI) é um instrumento de autorrelato que avalia mudanças positivas provenientes do enfrentamento de situações adversas. O presente estudo investigou a estrutura fatorial da versão brasileira do instrumento (PTGI-B). Participaram da pesquisa 321 pessoas que passaram por situações adversas variadas. Por meio do método de análise fatorial confirmatória, testou-se cinco diferentes modelos de estrutura fatorial. A estrutura convencional de cinco fatores foi a que melhor se adequou aos dados. No entanto, a estrutura hierárquica de cinco fatores de primeira ordem organizados em torno de um fator geral de segunda também apresentou índices de ajuste adequados. O estudo replica a estrutura fatorial original do PTGI (relacionamento com os outros, novas possibilidades, força pessoal, apreciação pela vida e mudança espiritual). Além disso, os resultados indicam que as análises com o PTGI-B podem ser realizadas tanto considerando as subdimensões do instrumento, quanto uma dimensão geral de crescimento pós-traumático.

Keywords : inventário de crescimento pós-traumático; evidências de validade; estrutura fatorial; análise fatorial confirmatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License