SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Traducción y Adaptación Transcultural del Cuestionario de Padres como Contexto SocialDotación Intelectual: Comparaciones entre Evaluación por Prueba y Nombramiento por Padres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

CAMPOS, João Oliveira Cavalcante  y  TRENTINI, Clarissa Marceli. Análise Fatorial Confirmatória da Versão Brasileira do Inventário de Crescimento Pós-Traumático. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 50-57. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.14667.06.

O Inventário de Crescimento Pós-Traumático (PTGI) é um instrumento de autorrelato que avalia mudanças positivas provenientes do enfrentamento de situações adversas. O presente estudo investigou a estrutura fatorial da versão brasileira do instrumento (PTGI-B). Participaram da pesquisa 321 pessoas que passaram por situações adversas variadas. Por meio do método de análise fatorial confirmatória, testou-se cinco diferentes modelos de estrutura fatorial. A estrutura convencional de cinco fatores foi a que melhor se adequou aos dados. No entanto, a estrutura hierárquica de cinco fatores de primeira ordem organizados em torno de um fator geral de segunda também apresentou índices de ajuste adequados. O estudo replica a estrutura fatorial original do PTGI (relacionamento com os outros, novas possibilidades, força pessoal, apreciação pela vida e mudança espiritual). Além disso, os resultados indicam que as análises com o PTGI-B podem ser realizadas tanto considerando as subdimensões do instrumento, quanto uma dimensão geral de crescimento pós-traumático.

Palabras clave : inventário de crescimento pós-traumático; evidências de validade; estrutura fatorial; análise fatorial confirmatória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License