SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Confirmatory Factor Analysis of the Brazilian Version of the Posttraumatic Growth InventoryTherapeutic and Interventional Models in Psychological Assessment: State of the Art in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

OLIVEIRA, Juliana Célia de; PASSOS, Carolina Sertã  and  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Dotação Intelectual: Comparações entre Avaliação por Teste e Nomeação por Pais. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 58-66. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.13947.07.

Este estudo teve como objetivo comparar dois tipos de medidas (Teste de Raciocínio e Nomeação por Pais) utilizadas na avaliação de dotação intelectual. Para tanto, aplicaram-se a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e a versão para pais das Escalas de Sobre-Excitabilidade, mais especificamente a escala de Sobre-Excitabilidade Intelectual (SEI), em alunos do ensino fundamental (n = 67) e em seus pais ou responsáveis (n = 67), respectivamente. Ao comparar as duas medidas, observou-se que os estudantes que apresentaram melhor desempenho no escore geral da BPR-5 também tenderam a apresentar médias mais altas na SEI. Foram obtidas correlações positivas, significativas, que variaram de fracas a moderadas, entre a SEI, a capacidade cognitiva geral e alguns tipos de raciocínio (verbal, abstrato e numérico). A comparação e as associações positivas entre os dois instrumentos permitem sugerir que ambos investigam construtos correlatos. Entretanto, as medidas devem ser consideradas como complementares e não substitutivas.

Keywords : sobre-excitabilidade; superdotação; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License