SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Dotação Intelectual: Comparações entre Avaliação por Teste e Nomeação por PaisValidação do Roteiro de Entrevista de Práticas Educativas para Professores (RE-HSE-Pr) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SCADUTO, Alessandro Antonio; CARDOSO, Lucila Moraes  e  HECK, Vanessa Stumpf. Modelos Interventivo-Terapêuticos em Avaliação Psicológica: Estado da Arte no Brasil. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 67-75. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.16543.08.

Diferentes autores vêm descrevendo usos inovadores de recursos de Avaliação Psicológica para promoção de efeitos terapêuticos em Psicologias Clínica e/ou da Saúde. O presente artigo apresenta três modelos nessa direção, a saber, o Psicodiagnóstico Interventivo (PI), o Psicodiagnóstico Interventivo de Orientação Psicanalítica (PIOP) e a Avaliação Terapêutica (Therapeutic Assessment; TA). São apresentados os fundamentos, estrutura (tipo de técnicas e intervenções usadas), vantagens da proposta em relação ao modelo tradicional de Avaliação Psicológica e pesquisas sobre cada modelo, seguido de uma discussão sobre seus potenciais e limitações. Conclui-se que os modelos compartilham entre si a proposta de integrar avaliação e intervenção breves, promovendo efeitos terapêuticos ao proporcionar que as pessoas atendidas sejam acolhidas e tenham um conhecimento ampliado de suas queixas e seu potencial para lidar com elas. Ao mesmo tempo, os três modelos apresentam limitações para o atendimento a queixas de alta gravidade ou em contextos de avaliação compulsória.

Palavras-chave : avaliação psicológica; avaliação terapêutica; psicodiagnóstico; psicodiagnóstico interventivo; intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License