SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Therapeutic and Interventional Models in Psychological Assessment: State of the Art in BrazilSubjective Well-being of Institutionalized and Non-Institutionalized Older Adults Using Pfister´s Test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

OLIVEIRA, José Egídio Barbosa  and  LOUREIRO, Sonia Regina. Validação do Roteiro de Entrevista de Práticas Educativas para Professores (RE-HSE-Pr). Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 76-85. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.14685.09.

No contexto escolar, habilidades sociais de professores e crianças, assim como problemas de comportamento concorrem para o desenvolvimento social e a aprendizagem dos alunos, verificando-se carência de instrumento que avalie de modo integrado tais variáveis. Com tal propósito, objetiva-se apresentar o instrumento RE-HSE-Pr e sua validação. O RE-HSE-Pr foi elaborado na mesma racional de instrumento já aferido, tendo os pais como fonte de informação, e sua apresentação após validação é de nove perguntas guias, organizadas em três eixos: Comunicação, Afeto e Estabelecimento de limites. Participaram da amostra os professores de 283 crianças pré-escolares e escolares que responderam ao RE-HSE-Pr e ao Teacher's Report Form. Procedeu-se, conforme as metodologias técnicas, as avaliações das validades de construto e discriminante e fidedignidade. Identificaram-se dois fatores (total positivo; total negativo), com alfa adequado e as análises discriminantes diferenciaram casos de não casos, meninos de meninas, pré-escolares de escolares. Os indicadores psicométricos foram satisfatórios.

Keywords : habilidades sociais educativas; práticas educativas; problemas de comportamento; habilidades sociais; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License