SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Validação do Roteiro de Entrevista de Práticas Educativas para Professores (RE-HSE-Pr)Instrumentos de Avaliação das Funções Executivas: Revisão Sistemática dos Últimos Cinco Anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

TEIXEIRA, Cristina Ribas; SCORTEGAGNA, Silvana Alba; PORTELLA, Marilene Rodrigues  e  PASIAN, Sonia Regina. Bem-Estar Subjetivo de Longevos Institucionalizados e Não Institucionalizados por meio do PfisterBienestar Subjetivo de Ancianos Institucionalizados y no Institucionalizados por meio del Pfister. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 86-95. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.13512.10.

Este estudo investigou o Bem-Estar Subjetivo (BES) de longevos institucionalizados e não institucionalizados por meio do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC). Participaram 70 idosos com 80 anos e mais, 35 procedentes de instituições de longa permanência (GI) e 35 provenientes da comunidade (GNI), individualmente avaliados pelos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, TPC, Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos, Escala de Depressão Geriátrica Abreviada e Escala de Autoestima de Rosenberg. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos no TPC, mas sinalizaram preservação da afetividade, embora com funcionamento cognitivo menos elaborado (predomínio de tapetes). GI apresentou sinais de piores condições funcionais e afeto positivo estatisticamente menor (PANAS), com tendência a pior autoestima (EAR). Ambos os grupos evidenciaram sinais de vivências depressivas (GDS-15). Os achados contribuem para compreensão da psicodinâmica na velhice e futuro planejamento de estratégias de intervenções que fomentem o BES dos longevos.

Palavras-chave : métodos projetivos; bem-estar subjetivo; personalidade; envelhecimento; longevidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License