SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil: Avanços históricos e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GONCALVES, André Pereira; ZUANAZZI, Ana Carolina  e  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. Aplicação R-Otimizada no Zulliger: evidências de validade com pacientes depressivos. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 111-120. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16215.01.

A proposta de uso do Zulliger controlando o número de respostas (R-Otimizado) é inédita e, com isso, é necessária a verificação empírica de suas evidências de validade, objetivo central deste estudo. Levando em conta as similaridades dos métodos de Zulliger e Rorschach, procurou-se evidências de validade para o Zulliger, aplicação R-otimizada, por meio da concordância com Rorschach nas variáveis relacionadas à depressão. Para a amostra, foram recrutados 39 sujeitos, com diagnóstico primário de depressão e que apresentaram sintomatologia depressiva na Escala Baptista de Depressão. Foram administrados os métodos de Zulliger e Rorschach de forma alternada para controle do efeito de um instrumento sobre o outro. Para as análises, foram selecionadas as variáveis relacionadas à depressão, segundo literatura prévia. Os resultados demonstraram evidências iniciais de validade para algumas variáveis relacionadas à depressão, melhorando a correlação entre elas, quando comparado a estudos anteriores que não utilizaram o Zulliger aplicação R-otimizada.

Palavras-chave : avaliação psicológica; depressão; psicopatologia; técnicas projetivas; Rorschach.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License