SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Aplicação R-Otimizada no Zulliger: evidências de validade com pacientes depressivosAdaptação e Validação do Questionário de Gratidão GQ-6 para o Contexto Equatoriano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

WECHSLER, Solange Muglia; HUTZ, Claudio Simon  e  PRIMI, Ricardo. O desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil: Avanços históricos e desafios. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 121-128. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.15466.02.

A história da avaliação psicológica no Brasil é encontrada de maneira dispersa, existindo a necessidade de congregar essa informação, assim como os marcos da sua evolução. O seu desenvolvimento se torna mais nítido a partir dos últimos 20 anos, com a fundação do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e do apoio ao movimento pelo Conselho Federal de Psicologia ao organizar as comissões de avaliação psicológica e o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos-SATEPSI. Os resultados podem ser percebidos com o aumento sensível de laboratórios para criação e validação dos testes em diferentes pontos do país, grupos de pesquisa, criação de associações e publicações na área. Pode-se concluir que a avaliação psicológica no Brasil atingiu um considerável nível de maturidade, podendo ser considerada como um exemplo para outras nações da América do Sul.

Palavras-chave : avaliação psicológica; testes psicológicos; validade; história teste; cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License