SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation ToolCor e qualidade formal no rorschach de adolescentes e jovens adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MORAN, Valeria E.; AZPILICUETA, Ana E.; CUPANI, Marcos  e  GARCIA- LOPEZ, Luis J.. Validação do Inventário de Fobia e Ansiedade Social- Forma Breve para universitários argentinos. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 147-155. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16760.05.

As problemáticas que afetam a capacidade das pessoas para terem um desempenho adequado nas interações sociais, como o transtorno de ansiedade social (Social Anxiet Disorder, SAD), constituem um âmbito de estudo que ganhou grande interesse devido à importância que as relações sociais têm em todas as áreas de desempenho dos seres humanos. No entanto, há um déficit generalizado de estudos sobre ansiedade social em países latino-americanos, devido a uma ausência de instrumentos construídos ou adaptados à população geral ou grupos específicos. Com base nisso, o objetivo do presente trabalho foi analisar as propriedades psicométricas do Inventario de Fobia e Ansiedade Social - Forma Breve (SPAI- B) para sua utilização com estudantes universitários argentinos. Os resultados mostraram propriedades psicométricas adequadas de validade e fidedignidade e gerou evidência de validade de grupos contrastados e validade convergente. As limitações do estudo e novas linhas de pesquisa são discutidas.

Palavras-chave : transtorno de ansiedade social (TAS); avalição; estudantes universitários.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License