SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOCConstrução de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SBICIGO, Juliana Burges et al. Desempenho no teste de raven: diferenças entre crianças-adolescentes com transtorno do espectro autista e com dificuldades de leitura. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 192-200. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16917.10.

Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n = 16), com DL (n = 19) e com desenvolvimento típico (DT, n = 35). Controlando o efeito da idade, houve desempenho superior do grupo TEA na Parte A do MPCR. O grupo DL apresentou desempenho inferior aos demais grupos na Parte A e no escore total do teste se comparado ao grupo DT. O desempenho do grupo TEA foi discutido a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, enquanto o desempenho do grupo DL, a partir da hipótese dos múltiplos déficits na dislexia e considerando o impacto do menor acesso a materiais escritos nas habilidades visuoespaciais. Estudos dessa natureza podem auxiliar na caracterização cognitiva de crianças/adolescentes com TEA e com DL.

Palavras-chave : inteligência; autismo; dislexia; distúrbios da leitura; matrizes progressivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License