SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Performance in raven's test: differences between children-adolescents with autism spectrum disorder and reading disabilitiesSingle item academic self-efficacy: Further Validity Evidences with Big Five Model in College Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ALMEIDA, Leandro S. et al. Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 201-209. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.17694.11.

O abandono no Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Acadêmica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial, com amostras autônomas de estudantes do 1º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão Professores na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões (valores entre 0,74 e 0,91). Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.

Keywords : ensino superior; motivos de abandono; estudantes do 1º ano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License