SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Test for Identification of Signs of Dyslexia: effects of developmental variablesPsychometric Properties of the Servant Leadership Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MARRONE, Daniela Bergesch D'Incao; SOUZA, Luciana Karine de  and  HUTZ, Claudio Simon. O Uso de Escalas Psicológicas para Avaliar Autoestima. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp. 229-238. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.15982.02.

A autoestima é amplamente explorada em pesquisa. Dois estudos foram conduzidos para identificar o uso das escalas de autoestima em publicações científicas. O primeiro analisou artigos científicos publicados em quatro periódicos tradicionais no campo da avaliação psicológica no Brasil. A escala mais utilizada foi a Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES), referida em 68% dos casos. Além disso, houve predomínio da avaliação global da autoestima. O segundo estudo avaliou publicações disponíveis no Portal de Periódicos CAPES/MEC. Notou-se um aumento de publicações com escalas de autoestima a partir da década de 1990; a RSES foi novamente a mais citada (64%). Atenta-se para a importância de explorar diferentes instrumentos de avaliação, contemplando diferentes domínios e situações que influenciam diretamente os níveis de autoestima. Acima de tudo, detectou-se uma notável ausência de informação sobre as propriedades psicométricas das escalas utilizadas.

Keywords : escala; autoestima; avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License