SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The Use of Psychological Scales to Assess Self-EsteemAnalysis of the psychometric properties of the Parental Monitoring Questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

PEREIRA, Michelle Morelo  and  FERREIRA, Maria Cristina. Propriedades Psicométricas da Escala de Liderança Servidora. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp. 239-247. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.14787.03.

O líder servidor pode ser visto como alguém motivado por um sentimento de servir sua equipe que vai além dos seus próprios interesses. O estudo teve como objetivo adaptar e reunir evidências iniciais de validade de estrutura interna e de relações com outras variáveis da Escala de Liderança Servidora. A amostra foi composta por 432 trabalhadores brasileiros de ambos os sexos (54,6% do sexo masculino). Na verificação da estrutura interna, foram testados três modelos, mediante a análise fatorial confirmatória, sendo que o modelo de oito fatores correlacionados foi o que apresentou os melhores índices de ajuste. A maioria das dimensões de liderança servidora apresentou correlações de moderadas a fortes com a liderança autêntica, com o engajamento laboral, com o comprometimento organizacional afetivo e com a satisfação laboral. As evidências iniciais de validade presentemente obtidas recomendam o uso futuro da escala em investigações brasileiras.

Keywords : estilo de liderança; validade estatística; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License