SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O Uso de Escalas Psicológicas para Avaliar AutoestimaAnálise das Propriedades Psicométricas do Questionário de Monitoramento Parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PEREIRA, Michelle Morelo  e  FERREIRA, Maria Cristina. Propriedades Psicométricas da Escala de Liderança Servidora. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp. 239-247. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.14787.03.

O líder servidor pode ser visto como alguém motivado por um sentimento de servir sua equipe que vai além dos seus próprios interesses. O estudo teve como objetivo adaptar e reunir evidências iniciais de validade de estrutura interna e de relações com outras variáveis da Escala de Liderança Servidora. A amostra foi composta por 432 trabalhadores brasileiros de ambos os sexos (54,6% do sexo masculino). Na verificação da estrutura interna, foram testados três modelos, mediante a análise fatorial confirmatória, sendo que o modelo de oito fatores correlacionados foi o que apresentou os melhores índices de ajuste. A maioria das dimensões de liderança servidora apresentou correlações de moderadas a fortes com a liderança autêntica, com o engajamento laboral, com o comprometimento organizacional afetivo e com a satisfação laboral. As evidências iniciais de validade presentemente obtidas recomendam o uso futuro da escala em investigações brasileiras.

Palavras-chave : estilo de liderança; validade estatística; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License