SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Propiedades Psicométricas de La Escala de Liderazgo ServidoraAdaptabilidad de carrera y autoeficacia ocupacional: relaciones con variables de carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

CASSONI, Cynthia; ELIAS, Luciana Carla dos Santos; MARTURANO, Edna Maria  y  FONTAINE, Anne Marie. Análise das Propriedades Psicométricas do Questionário de Monitoramento Parental. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp. 248-255. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.16277.04.

O monitoramento parental tem sido associado a desempenho escolar, competência social, autoestima e ajustamento em crianças e adolescentes. O objetivo da pesquisa foi estudar as propriedades psicométricas do Questionário de Monitoramento Parental (QMP). Em estudo prospectivo em escolas públicas, com duas coletas, no 5º (N = 415) e no 6º ano (N = 379), foram utilizados: QMP, Prova Brasil, Questionário para Avaliação do Autoconceito e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças. Realizou-se análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC) para avaliar o ajustamento do modelo estrutural. A AFE indicou dois fatores, monitoramento do pai e monitoramento da mãe, confirmada na AFC, com indicadores aceitáveis de consistência interna e estabilidade. O QMP foi associado ao desempenho em português, autoconceito e satisfação com a vida, particularmente com a família. Evidência preliminar de confiabilidade do instrumento e associações sugestivas de validade preditiva justificam novas pesquisas para validação do QMP.

Palabras clave : monitoramento parental; validação de instrumento; confiabilidade de instrumento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License