SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Adaptabilidade de carreira e autoeficácia ocupacional: relações com variáveis de carreiraPropriedades Psicométricas da Escala de Demandas Percebidas do Trabalho e da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

KOEHLER, Solange Ester  e  MATA, Lourdes. Estudo de validação da Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp. 264-275. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.17297.06.

Considerando a inexistência de instrumentos de autoeficácia ocupacional direcionada aos psicólogos em contexto escolar, este estudo pretende descrever a construção e a validação de uma escala, além de apresentar as qualidades psicométricas da Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar - EAPsi. Utilizou-se como embasamento a Teoria Social Cognitiva, que explica o comportamento humano por meio da proatividade, da autorregulação e da auto-organização. Esta pesquisa contou com a participação de 205 psicólogos atuantes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essas instituições compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que está presente em todos os estados do território nacional. Constatou-se que 80% eram do gênero feminino, com idade média de 35 anos. Os resultados da análise fatorial exploratória indicaram que a estrutura com 22 itens e três dimensões foi a mais ajustada, com alfas de Cronbach indicando boa consistência interna. As dimensões foram: autoeficácia profissional, autoeficácia relacional e autoeficácia na articulação com as famílias. Assim sendo, a validação da EAPsi contribui para preencher uma carência de instrumentos voltados aos profissionais, podendo colaborar com estudos e intervenções na área.

Palavras-chave : psicólogos escolares; autoeficácia; escala; validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License