SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Psychometric Properties of Perceived Work and Family Demand ScaleEvidences of validity and standards of the TEPIC-M for children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

PUENTE-PALACIOS, Katia  and  CORTES, Marcela Guimarães. Evidências de Validade de uma Medida de Liderança Abusiva. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp. 285-296. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.14989.08.

A ocorrência de liderança abusiva constitui fato de enorme saliência, pois se trata de atuação oposta à esperada de um líder. Envolve um conjunto de comportamentos desviantes percebidos pelo subordinado, dos quais ele é o alvo. O estudo dessa forma de liderança se justifica pelas consequências nocivas que desencadeia. Todavia, a sua identificação depende da disponibilidade de uma medida confiável. Assim, o objetivo do presente estudo é apresentar as evidências de validade de uma medida de liderança abusiva. A amostra da pesquisa contou com 363 participantes que também forneceram informações sobre satisfação e intenções de rotatividade. Os resultados obtidos revelam boas propriedades psicométricas da escala, com solução unifatorial (56,79 de % variância explicada; α = 0,94). Como esperado, a liderança abusiva mostrou-se negativamente associada com a satisfação e positivamente associada com a intenção de rotatividade. Esses resultados evidenciam a pertinência da medida como ferramenta de diagnóstico da liderança abusiva.

Keywords : liderança abusiva; análise fatorial; mensuração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License