SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Evidências de Validade e Normas do TEPIC-M para crianças e adolescentesTeste de Bender: Versão de Rastreio para a Avaliação da Maturidade Perceptomotora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FLEITH, Denise de Souza  e  GOMES, Cristiano Mauro Assis. Avaliação de Estudantes quanto a Práticas Docentes para Criatividade na Pós-graduação. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp. 306-315. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1803.15579.10.

O objetivo deste estudo foi investigar a avaliação de mestrandos e doutorandos a respeito da extensão em que professores de pós-graduação favorecem o desenvolvimento da criatividade em sala de aula. Participaram 371 estudantes de universidade pública e particular. Utilizou-se o Inventário de Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior, originalmente elaborado para alunos de graduação e adaptado ao contexto da pós-graduação. Buscou-se, ainda, obter evidências de validade interna desse instrumento, em termos de sua dimensionalidade. O Inventário mostrou-se válido para aferir uma dimensionalidade de três fatores: Geral, Incentivo a Novas Ideias e Interesse pela Aprendizagem do Aluno. O terceiro fator não apresentou grau de confiabilidade adequado. Os resultados indicaram uma avaliação positiva dos pós-graduandos acerca de seus professores, bem como diferenças significativas na avaliação de estudantes, considerando o tipo de instituição e estudante trabalhador ou não.

Palavras-chave : criatividade; ensino; pós-graduação; escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License