SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Avanços na Psicologia Positiva: Bem-Estar, Engajamento e Redesenho no Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi et al. Felicidade como Produto: Um Olhar Crítico sobre a Ciência da Psicologia Positiva. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.4, pp. 333-342. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18777.01.

A Psicologia Positiva é hoje uma ciência consolidada, e diversos são os achados que demonstram a eficácia de suas intervenções em prol da saúde e do bem-estar. Contudo, a expansão da PP em âmbito não acadêmico e a apropriação de seus ideais pela mídia indicam a necessidade de reflexão sobre a validade consequencial dos estudos na área. Nessa perspectiva, o artigo busca a) fundamentar a PP e discutir sua expansão, considerando a incorporação dos preceitos da PP pela mídia e as consequências mercadológicas de uma concepção de felicidade autocentrada e utilitarista, alheia às demandas coletivas, b) problematizar, em termos éticos e sociais, o uso de construtos positivos em práticas não acadêmicas e apresentar evidências de que intervenções envolvendo construtos positivos podem ter efeitos desfavoráveis às pessoas ou à sociedade, quando descontextualizadas, e c) considerar diferenças epistemológicas das três ondas que caracterizam o movimento e discutir o futuro da área.

Palavras-chave : psicologia positiva; felicidade; intervenção psicológica; avaliação da eficácia terapêutica; validade consequencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License