SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Happiness as a Product: A Critical Look at the Science of Positive PsychologyClusters of Engagement and Satisfaction in Network Professionals against Child Sexual Violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

VAZQUEZ, Ana Claudia Souza; FERREIRA, Maria Cristina  and  MENDONCA, Helenides. Avanços na Psicologia Positiva: Bem-Estar, Engajamento e Redesenho no Trabalho. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.4, pp. 343-351. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18859.02.

Baseados na perspectiva da complexidade do comportamento humano, avanços científicos têm sido obtidos por pesquisadores da Psicologia Positiva ao identificar fatores de saúde e de proteção das pessoas em concomitância com os de risco de dano ou agravo á saúde. Esse artigo teórico visa demonstrar o impacto desses achados para a Psicologia Organizacional e do Trabalho, com base em três conceitos centrais. São apresentados no artigo os modelos teóricos que fundamentam as evidências e os principais achados nos estudos sobre bem-estar, engajamento e redesenho do trabalho. A principal contribuição é que as pesquisas estão sendo impulsionadas com modelos integrativos sobre esses fenômenos e suas associações com variáveis de felicidade, proatividade e realização profissional, dentre outras. Somada ao conhecimento dos estudos tradicionais, a Psicologia Positiva possibilita a visão sistêmica sobre trabalho e organizações, tratando a saúde e o bem-estar como premissas do contexto laboral e o desempenho saudável como desfecho positivo das atividades profissionais.

Keywords : psicologia positiva; saúde do trabalhador; bem-estar; engajamento no trabalho; comportamento de redesenho no trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License