SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Trabalho e Bem-Estar: Evidências da Relação entre Burnout e Satisfação de VidaEvidência de Validade da Escala Brasileira de Gratidão (B-GRAT) na Psicologia Positiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

COSER, Fábio Spricigo  e  GIACOMONI, Claudia Hofheinz. As Relações entre o Uso de Jogos Eletrônicos, Personalidade e o Bem-Estar de Jogadores. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.4, pp. 382-391. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18566.06.

Jogos eletrônicos são populares em várias partes do mundo. Pesquisas sobre os efeitos deles sobre a saúde dos jogadores vêm sendo realizadas desde a criação dos videogames. Este estudo investigou as relações entre a frequência de jogo, os fatores de personalidade, os gêneros de jogos e as variáveis de bem-estar subjetivo. A pesquisa foi respondida por 759 participantes. Foram encontradas diferenças significativas nas variáveis Satisfação de Vida, Afetos Positivos, Extroversão e Realização entre jogadores e não jogadores. As correlações entre Horas de Jogo e Satisfação de Vida, Afetos Positivos e Realização foram baixas. Horas de Jogo por Semana não é um forte preditor do Bem-Estar Subjetivo. Motivações, paixão e necessidades psicológicas básicas do jogador podem ter maior impacto nas variáveis de bem-estar. Os resultados apontados neste estudo vão contra a concepção de que o tempo de jogo, individualmente, seja responsável por alterações nos níveis de bem-estar.

Palavras-chave : psicologia positiva; bem-estar subjetivo; jogos digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License