SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Evidência de Validade da Escala Brasileira de Gratidão (B-GRAT) na Psicologia PositivaEscala Breve de Autocontrole (BSCS): Adaptação e Validação no Contexto Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

NATIVIDADE, Jean C. et al. Gratidão no Contexto Brasileiro: Mensuração e Relações com Personalidade e Bem-Estar. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.4, pp. 400-410. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18712.08.

Pesquisas sobre gratidão têm se mostrado cada vez mais frequentes, sobretudo, devido às suas relações com o bem-estar. O objetivo desta pesquisa foi adaptar e buscar evidências de validade para o Brasil de uma medida de gratidão, o Gratitude Questionnaire. Foram realizados procedimentos controlados de tradução e aplicou-se o instrumento em 916 adultos, média de idade de 37 anos, predominantemente com ensino superior completo. Os resultados revelaram adequação dos dados à estrutura de um fator do instrumento, com adequada consistência interna e itens altamente discriminativos. As correlações entre gratidão e demais variáveis mostraram-se de acordo com o esperado teoricamente: positivas com autoestima, otimismo, satisfação de vida e afeto positivo. A gratidão ainda explicou o bem-estar subjetivo para além dos fatores de personalidade. O instrumento mostrou satisfatórias evidências de validade no contexto brasileiro, contudo, observou-se que ele carece de itens que cubram o espectro mais alto do traço latente.

Palavras-chave : gratidão; validade do teste; bem-estar subjetivo; traços de personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License