SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Gratidão no Contexto Brasileiro: Mensuração e Relações com Personalidade e Bem-EstarMotivação Acadêmica e Autoestima Contingente: Relação com Satisfação de Vida, Esperança e Otimismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FIGUEIRA, Gabriel Loureiro; DUTRA, Douglas de Farias; PIRES, Pedro Paulo  e  DAMASIO, Bruno Figueiredo. Escala Breve de Autocontrole (BSCS): Adaptação e Validação no Contexto Brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.4, pp. 411-418. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18789.09.

A Escala Breve de Autocontrole (BSCS) foi desenvolvida para avaliar diferentes níveis de autocontrole, uma capacidade individual de ativamente alterar os próprios desejos, comportamentos, emoções e pensamentos. Apesar da estabilidade do modelo unidimensional no estudo original, sua replicabilidade estrutural não foi corroborada pela literatura posterior. O presente estudo teve por objetivo oferecer informações sobre validade de construto em amostra brasileira, incluindo avaliação de modelos bidimensionais alternativos. A amostra foi composta por 405 indivíduos (61,2% mulheres) com idades entre 18 e 46 anos (M = 22,32 DP = 4,782). Foram realizadas análises fatoriais exploratórias (AFE) e confirmatórias (AFC), e a adequação do modelo foi avaliada por meio de índices de ajuste. Apenas um modelo emergiu satisfatoriamente. Os resultados são discutidos com base na literatura vigente e na relação da escala com outros instrumentos que fazem uso de diversas medidas do construto de autocontrole (Adiamento de Gratificação e Impulsividade).

Palavras-chave : autocontrole; autorregulação; impulsividade; análise fatorial; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License