SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Evidências Preliminares de Validade da Escala de Projetos de Vida Para AdolescentesTriagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: Estrutura Fatorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MUNDIM, Maria Célia Bruno; WECHSLER, Solange Muglia  e  ALMEIDA, Leandro da Silva. Dimensões Pessoais e Contextuais da Excelência: Estudo com Cientistas Brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.4, pp. 438-447. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18578.12.

Este estudo teve como objetivo investigar as variáveis pessoais e contextuais que influenciam a produção da excelência em pesquisadores brasileiros. Participaram do estudo 109 pesquisadores, bolsistas de produtividade do CNPq nível 1, selecionados pela plataforma Lattes. O Questionário do Perfil de Excelência foi administrado on-line e composto de perguntas semiabertas sobre aspectos cognitivos, de personalidade, biográficos e contextuais. A análise das respostas por área científica e gênero foram feitas pelo qui-quadrado. Houve diferenças significativas entre homens e mulheres das diferentes áreas científicas quanto à fase de interesse pela profissão, na idade adulta para mulheres e infância para homens, bem como em relação às características persistência e inconformismo, mais valorizadas pelas mulheres para a carreira científica. Os resultados sugerem que o gênero e a área de conhecimento influenciam mais as variáveis pessoais do que as contextuais na excelência científica.

Palavras-chave : excelência; produtividade; pesquisador; personalidade; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License