SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Dimensões Pessoais e Contextuais da Excelência: Estudo com Cientistas Brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia  e  OLIVEIRA, Karina da Silva. Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: Estrutura Fatorial. Aval. psicol. [online]. 2019, vol.18, n.4, pp. 448-456. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18478.13.

A relevância da avaliação das altas habilidades/superdotação (AH/S) pode ser compreendida dentro de uma proposta que busca a valorização dos pontos fortes, aptidões e talentos dos indivíduos, assim como a prevenção de problemas sociais e emocionais decorrentes da ausência de identificação. Nesse sentido, pode-se afirmar sua proximidade com os pressupostos da Psicologia Positiva. Perante a lacuna de instrumentos específicos para avaliação desse fenômeno, a construção de uma escala de triagem de indicadores de AH/S foi iniciada. Dentre os estudos para investigação de suas qualidades psicométricas, o presente estudo apresenta os resultados da análise fatorial confirmatória. As respostas de 216 avaliações, feitas pelos professores de estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, foram analisadas. Índices de ajuste adequados foram encontrados, confirmando um modelo teórico multidimensional, que abrange, na escala, cinco domínios em que a AH/S pode se manifestar: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico.

Palavras-chave : validade do teste; testes psicológicos; superdotado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License