SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Evidencias de validez de la versión de heterorrelato de la Escala de Clima Familiar en una muestra de cuidadores de niñosDesarrollo del Inventario Dimensional Clínico de la Personalidad - Versión Evitativa basada en el HiTOP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SATUF, Cibele et al. Avaliação da Inteligência Emocional Percebida - Validação Portuguesa da Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES-P). Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 18-28. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.14814.03.

O objetivo deste estudo foi expandir o domínio de avaliação científica da inteligência emocional (percebida) e validar a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (SEIS) para adultos falantes de língua portuguesa. A amostra pesquisada foi formada por 2.380 indivíduos, todos falantes de português, com idade média de 34,91 anos. A análise da validade fatorial mostrou quatro fatores, semelhante aos estudos internacionais de referência com essa escala, que explicaram 45,56% da variância total. Em consonância com os antecedentes teóricos e instrumentais, os quatro fatores foram denominados: Reconhecimento das emoções dos outros; Reconhecimento e comunicação de suas próprias emoções; Gerenciamento de suas próprias emoções e Uso de emoções. O instrumento adaptado demonstrou características psicométricas válidas para avaliação da inteligência emocional percebida, sugerindo que a versão em português da SEIS mantém a validade do conteúdo e uma estrutura regular, em comparação com versões previamente adaptadas e exploradas.

Palabras clave : inteligência emocional; Schutte; análise fatorial; validação estatística; língua portuguesa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License