SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Evidências de Validade da Versão de Heterorrelato do Inventário de Clima Familiar em uma Amostra de Cuidadores de CriançasDesenvolvimento do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade - Versão Evitativo Baseado no HiTOP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SATUF, Cibele et al. Avaliação da Inteligência Emocional Percebida - Validação Portuguesa da Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES-P). Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 18-28. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.14814.03.

O objetivo deste estudo foi expandir o domínio de avaliação científica da inteligência emocional (percebida) e validar a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (SEIS) para adultos falantes de língua portuguesa. A amostra pesquisada foi formada por 2.380 indivíduos, todos falantes de português, com idade média de 34,91 anos. A análise da validade fatorial mostrou quatro fatores, semelhante aos estudos internacionais de referência com essa escala, que explicaram 45,56% da variância total. Em consonância com os antecedentes teóricos e instrumentais, os quatro fatores foram denominados: Reconhecimento das emoções dos outros; Reconhecimento e comunicação de suas próprias emoções; Gerenciamento de suas próprias emoções e Uso de emoções. O instrumento adaptado demonstrou características psicométricas válidas para avaliação da inteligência emocional percebida, sugerindo que a versão em português da SEIS mantém a validade do conteúdo e uma estrutura regular, em comparação com versões previamente adaptadas e exploradas.

Palavras-chave : inteligência emocional; Schutte; análise fatorial; validação estatística; língua portuguesa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License