SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Evaluación de la Inteligencia Emocional Percibida - Versión Portuguesa de la Escala de Inteligencia Emocional de Schutte (EIES-P)Adaptación de la Escala Multidimensional de Satisfacción con la Vida para la Lengua Brasileña de Señales para Adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

CARVALHO, Lucas de Francisco; FERRAZ, Adriana Satico  y  OTONI, Fernanda. Desenvolvimento do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade - Versão Evitativo Baseado no HiTOP. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 29-37. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.17046.04.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma versão específica do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2 (IDCP-2), focada na avaliação do transtorno da personalidade evitativo (TPE) de acordo com o Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP). Primeiro foi desenvolvido o IDCP-Av, composto por um novo fator e quatro fatores do IDCP-2. 436 adultos responderam-no, além de medidas externas (PID-5 e FFAvA). Os fatores do IDCP-Av e o escore total apresentaram alta precisão. Correlações e comparações entre grupos foram coerentes e corroboraram as expectativas. Evidências favoráveis foram observadas para o uso do IDCP-Av para avaliação do TPE, embora futuros estudos devem tentar replicar os achados em amostras compostas por pacientes.

Palabras clave : transtornos da personalidade; avaliação da personalidade; modelo dimensional; cluster C; psicometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License