SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Avaliação da Inteligência Emocional Percebida - Validação Portuguesa da Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES-P)Adaptação para Libras da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; FERRAZ, Adriana Satico  e  OTONI, Fernanda. Desenvolvimento do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade - Versão Evitativo Baseado no HiTOP. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 29-37. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.17046.04.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma versão específica do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2 (IDCP-2), focada na avaliação do transtorno da personalidade evitativo (TPE) de acordo com o Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP). Primeiro foi desenvolvido o IDCP-Av, composto por um novo fator e quatro fatores do IDCP-2. 436 adultos responderam-no, além de medidas externas (PID-5 e FFAvA). Os fatores do IDCP-Av e o escore total apresentaram alta precisão. Correlações e comparações entre grupos foram coerentes e corroboraram as expectativas. Evidências favoráveis foram observadas para o uso do IDCP-Av para avaliação do TPE, embora futuros estudos devem tentar replicar os achados em amostras compostas por pacientes.

Palavras-chave : transtornos da personalidade; avaliação da personalidade; modelo dimensional; cluster C; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License