SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Adaptação para Libras da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para AdolescentesAdaptação e Análise da Estrutura Interna da Escala de Mobbing de Leymann (LIPT45) para o Contexto Português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

KLUMPP, Carolina Ferreira Barros; VILAR, Manuela; PEREIRA, Marcelino  e  ANDRADE, Márcia Siqueira de. Estudos de Fidedignidade para o Desenho da Família Cinética. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 48-55. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.15911.06.

Esta pesquisa teve como objetivo realizar estudos de fidedignidade para o Desenho da Família Cinética, sendo estes relativos aos parâmetros de fidedignidade entre avaliadores, intra-avaliador e estabilidade temporal/teste-reteste. Os instrumentos utilizados foram o Desenho da Família Cinética e o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaram desses estudos dois juízes e 66 crianças, sendo 16 com problemas de aprendizagem. Para a análise de dados, utilizou-se o coeficiente kappa de Cohen, a correlação ρ de Spearman e a diferença estatística entre as médias dos pontos por meio do Teste Wilcoxon. Os resultados mostraram índices substanciais a perfeitos de concordância nos estudos de fidedignidade entre avaliadores e intra-avaliador para todos os itens de análise do Desenho da Família Cinética e, no teste-reteste, não houve diferenças estatisticamente significativas entre as médias das pontuações entre as duas aplicações. Conclui-se pela robustez psicométrica do Desenho da Família Cinética, em termos de indicadores de fidedignidade.

Palavras-chave : desenho da família cinética; técnicas autoexpressivas; fidedignidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License