SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Adaptation and analysis of the internal structure of the Leymann Inventory of Psychological Terror (LIPT45) for the Portuguese contextCareer and Employability Beliefs Inventory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Evidências psicométricas do Cuestionario de Dependencia Emocional (CDE). Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 67-77. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.16791.08.

Objetivou-se adaptar o Cuestionario de Dependencia Emocional (CDE), reunindo evidências de validade e precisão, especificamente verificar o padrão de relação com autoestima. Para tanto, foram realizados dois estudos com participantes oriundos de uma capital do nordeste do Brasil. No primeiro (n = 244), foi realizado a adaptação do CDE e executada uma análise fatorial exploratória, a qual sugeriu uma estrutura unifatorial. No segundo (n = 236), executaram-se análises fatoriais confirmatórias testando modelos alternativos (uni e hexafatorial). Ademais, realizou-se a correlação de Pearson (r) que evidenciouuma relação negativa e estatisticamente significativa entre autoestima e a dependência emocional, indicando validade convergente. Ademais, constatou-se precisão satisfatória em ambos os estudos. Conclui-se que o CDE é válido e fidedigno, podendo auxiliar na avaliação de indivíduos que estão em relacionamentos amorosos e na busca de um consenso acerca do conceito e das dimensões da dependência emocional.

Keywords : dependência emocional; autoestima; relacionamentos; testes psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License