SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Inventario de Creencias de Carrera y EmpleabilidadMétodos actuales para la evaluación de la creatividad: ventajas y cuestionamientos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

GOMES, Cristiano Mauro Assis; LEMOS, Gina C.  y  JELIHOVSCHI, Enio G.. Comparando o Poder Preditivo dos Algoritmos CART e CTREE. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 87-96. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1901.17737.10.

O algoritmo CART tem sido aplicado de forma extensiva em estudos preditivos. Porém, pesquisadores argumentam que o CART apresenta sério viés seletivo. Esse viés aparece na preferência do CART pelos preditores com grande número de categorias. Este artigo considera esse problema e compara os algoritmos CART e CTREE, este considerado não enviesado, tomando como resultado seu poder preditivo. Os algoritmos foram aplicados no Exame Nacional do Ensino Médio de 2011, no qual estão incluídos vários preditores nominais e ordinais com muitas categorias, o que pode produzir um viés seletivo. Foram geradas uma árvore do CTREE e outra do CART, ambas com 16 folhas, provenientes de um modelo com 53 variáveis preditoras e a nota da redação, como desfecho. A árvore do algoritmo CART apresentou uma melhor predição. Para grandes bancos de dados, possivelmente o algoritmo CART é mais indicado do que o algoritmo CTREE.

Palabras clave : algoritmos; mineração de dados; avaliação educational em larga escala; aprendizagem de máquina; Exame Nacional do Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License