SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Victimization and Psychopathy in Authors of Sexual Violence against Children and Adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

COSTA, Rafaelle C. S.; KOMATSU, André Vilela; GALINARI, Lais Sette  and  BAZON, Marina Rezende. Desenvolvimento da Versão Reduzida do Inventário de Jesness - Revisado Brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 113-122. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1902.01.

O objetivo do estudo foi selecionar itens para composição da versão reduzida do Inventário de Jesness - Revisado brasileiro, instrumento específico de avaliação psicológica de adolescentes infratores. Foram utilizados dados de 954 adolescentes da população, com idades entre 11 e 18 anos, do sexo masculino. Realizaram-se análises do Modelo Exploratório de Teoria de Resposta ao Item (EMIRT) e, em seguida, do Modelo Confirmatório de Teoria de Resposta ao Item (CMIRT), para cada escala do instrumento, separadamente. Na etapa do EMIRT foram excluídos itens com α inaceitável; na do CMIRT mantidos apenas itens com α moderado ou alto. Denotou-se existência de subdimensões nas escalas, sendo que alguns itens se mantiveram em mais de uma escala. Chegou-se assim a uma versão com 86 itens. As estratégias adotadas permitiram selecionar itens com maior capacidade discriminativa/explicativa e a detectar subdimensões cujos conteúdos analisados preliminarmente propiciam avanço na compreensão dos construtos aferidos pelo Inventário.

Keywords : delinquência juvenil; avaliação psicológica; medidas da personalidade; teoria de resposta ao item.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License