SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Desenvolvimento da Versão Reduzida do Inventário de Jesness - Revisado BrasileiroConsumo de Drogas, Rede e Apoio Social entre Pacientes Psiquiátricos Ambulatoriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

TEIXEIRA, Julia Nunes de Souza; RESENDE, Ana Cristina  e  PERISSINOTTO, Rodrigo. Vitimização e Psicopatia em Autores de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 123-131. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1902.02.

O objetivo do estudo foi investigar a vitimização em autores de violência sexual (AVS) contra crianças e adolescentes, assim como sua relação com traços de psicopatia. Participaram 30 reeducandos cumprindo pena em regime fechado por crimes sexuais contra crianças e adolescentes, que foram divididos em dois grupos: G1, AVS considerados psicopatas (PCL-R ≥ 30); G2, AVS não psicopatas (PCL-R < 30). Os instrumentos utilizados no estudo foram: Psychopathy Checklist Revised (PCL-R) e Juvenile Victimization Questionnaire (JVQ). Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e comparativa por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados apontaram que participantes do G1 sofreram mais vitimizações durante a vida do que os participantes do G2.

Palavras-chave : autor de violência sexual; vitimização; psicopatia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License